Ata Número Oitenta e Sete

Aos vinte e cinco dias do mês de junho de dois mil e treze, pelas vinte e uma horas e trinta minutos, reuniu em sessão ordinária, a Assembleia de Freguesia de Santiago, no edifício da Sede de Freguesia, com a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto um: Proposta de revisão do Orçamento e do Plano Plurianual de Investimentos do ano de 2013.

Pelo Presidente de Mesa da Assembleia, o Sr. António Manuel Duarte Borges, foi aberta a sessão, após ter saudado e verificado a presença dos membros da Assembleia, a Sra. Beatriz Fernanda Madeira Lopes, 1ª secretária, os vogais Sr. Joel José Rodrigues Moreira Ramires, Sr. António Júlio Dias Ferreira e Sr. Rogério Nunes Ribeiro, estando ausente o Sr. Vitor Manuel Vidas Gomes, 2º secretário, e o Sr. José Abrantes Madeira. Em representação do Executivo da Freguesia esteve presente o seu Presidente o Sr. José Alberto Amaral Abrantes.

No período antes da ordem do dia, foi aprovada por unanimidade a ata da sessão anterior. Foi dada a palavra ao Sr. Joel Ramires, que se pronunciou sobre a obra do ringue polidesportivo, questionando se  o empreiteiro já deu a obra como concluída, dizendo ainda que se assim for, no seu entender esta é “um bocado de cimento desnivelado com tinta” podendo a Freguesia ser responsabilizada por algum acidente que ali ocorra. Questiona o Executivo o que pensa fazer sobre esta questão. Questiona ainda, se a Avenida Nossa Senhora da Conceição, na Folgosa do Salvador, e a Avenida General Lopes da Silva vão ser reparadas, e se o Município de Seia já se pronunciou sobre este assunto. O Sr. António Júlio Ferreira, enalteceu o Executivo pela limpeza da Fonte de São João Baptista, na Folgosa da Madalena, sugerindo a colocação de um tubo de drenagem das águas pluviais na mesma, questiona se há alguma previsão para o alcatroamento do Caminho do Ribeiro do Porto, na mesma localidade, e que na Avenida Henrique Lopes Ferrão, existe uma lomba proveniente de trabalhos realizados na mesma que danifica os veículos que por ali passam. Referiu ainda a falta de alcatrão junto á Urbanização Vale do Melo, entre o lancil e a estrada.O Sr. Rogério Ribeiro diz que as questões que levanta são as mesmas que constam na ata anterior. O Sr. António Borges informa, que a titulo pessoal, pediu a colocação de um ecoponto na Vila Branca à vereadora Municipal, solicitando ao Executivo o reforço deste pedido.

O presidente do Executivo passou a responder às questões do Sr. Joel Ramires dizendo que há conhecimento quanto ao estado do ringue e que também mais pessoas fizeram o mesmo reparo, mas para se solucionar este problema só se pode atuar sobre a obra após um parecer técnico o qual já foi solicitado a duas empresas qualificadas para tal. Relativamente à Avenida General Lopes da Silva, o Município prometeu o arranjo da mesma, e quanto à Avenida Nossa Senhora da Conceição, na Folgosa do Salvador, informa que a Câmara Municipal se prometeu melhorar o piso. Passando a responder às questões levantadas pelo Sr. António Júlio, o Executivo diz que a sugestão de se colocar um tubo de drenagem na Fonte de São João Baptista é boa, mas não favorece o embelezamento do local e que se pode solucionar o problema mantendo a limpeza desta todos os anos. Quanto ao Caminho do Ribeiro do Porto, informa que o Município não a considera prioritária pelo que o seu alcatroamento não será possivel para já. Quanto às questões do Sr. Rogério Ribeiro, o Presidente do Executivo diz que estas não estão esquecidas.

Ainda no período antes da ordem do dia, o Presidente do Executivo informa todos os membros presentes na Assembleia, que o Sr. José Alberto Silva Oliveira, residente em Maceira, foi nomeado almotacel desde vinte e quatro de junho a oito de setembro deste ano.

Passando ao Período da Ordem do Dia, o Executivo passa a explicar a proposta de Revisão do Orçamento e do Plano Plurianual de Investimentos para o ano 2013. Não havendo dúvidas por parte dos membros da Assembleia, estas foram votadas e aprovadas por unanimidade.

Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão da qual se lavrou a presente acta que depois de lida e aprovada vai ser assinada pelo Presidente da Mesa, por mim, primeira secretária, que a elaborei e por todos os membros presentes nesta Assembleia.

Ata Número Oitenta e Oito

Aos dezasseis dias do mês de setembro de dois mil e treze, pelas vinte e uma horas e trinta minutos, reuniu em sessão ordinária, a Assembleia de Freguesia de Santiago, no edifício da Sede de Freguesia, com a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto único: Informações do Presidente do executivo.

Pelo Presidente de Mesa da Assembleia, o Sr. António Manuel Duarte Borges, foi aberta a sessão, após ter saudado e verificado a presença dos membros da Assembleia, o Sr. Vitor Manuel Vidas Gomes, 2º Secretário, os vogais Sr. Joel José Rodrigues Moreira Ramires, Sr. António Júlio Dias Ferreira e Sr. Rogério Nunes Ribeiro, estando ausente a Sr.ª Beatriz Fernanda Lopes Madeira, 1ª secretária e o vogal Sr. José Abrantes Madeira.

Em representação do Executivo da Freguesia esteve presente o seu Presidente o Sr. José Alberto Amaral Abrantes.

No período antes da ordem do dia, foi aprovada por unanimidade a ata da sessão anterior.

No período da ordem do dia, foi dada a palavra ao Sr. Joel Ramires que questionou acerca da situação da obra de construção do Ringue bem como do contacto efectuado ou não á dona da casa velha sita na Rua do Castelo, em Santiago, que se encontra com bastantes silvas. Seguidamente, foi dada a palavra ao Sr. António Júlio Ferreira que questionou acerca da pequena valeta na Rua Padre Matos, na Folgosa da Madalena, dado que acumula muita água no inverno. Questionou ainda sobre a Rua do Ribeiro do Porto na mesma localidade. Enalteceu ainda algumas das obras efetuadas pelo Executivo na sua povoação, no decorrer do mandato. Tomou a palavra o Sr Rogério Ribeiro, frisando que os sete candeeiros, junto aos pinheiros, na Vila Branca se encontram desligados. Chamou à atenção sobre a necessidade de limpeza do terreno junto ao mesmo local. Pediu ao Executivo a colocação de mais um contentor para lixo comum junto á Escola e junto á Urbanização das Raposas, em Santiago.

O Sr. Presidente do Executivo passou a dar resposta às questões levantadas: respondendo ao Sr. Joel Ramires, foi mais uma vez informado que foram solicitados pareceres técnicos a duas empresas credenciadas na área bem como ao Município, estando o Executivo a aguardar a vinda do técnico no decorrer desta semana. Quanto á casa da Rua do Castelo, e após várias tentativas de contacto telefónico, ainda não foi possivel falar com a proprietária. Respondendo ao Sr. António Júlio Ferreira, foi informado que se aguarda pelo projeto prometido pelo Vereador do Município no entanto é intenção do Executivo ser feito o encaminhamento das águas pluviais. Relativamente à Rua do Ribeiro do Porto, já foi esclarecido na sessão anterior. Respondendo ao Sr. Rogério Ribeiro, que já foi pedido à EDP a verificação dos mesmos, e quanto ao terreno irá ser contactado o proprietário. Acerca dos contentores não há disponibilidade de colocação de mais por parte do Município.

O Sr. Joel Ramires questiona o Executivo acerca das promessas eleitorais feitas há quatro anos atrás e não cumpridas até então.

O Sr. Presidente do Executivo respondeu que foram poucas as promessas não cumpridas no entanto dada a crise economico-financeira do país o Executivo fez escolhas levando a cabo o mais necessitado. Tomando novamente a palavra, o Sr. Presidente do Executivo, enalteceu a forma como as Assembleias foram conduzidas e participadas bem como a presença de todos os elementos do Executivo em todas as Assembleias no decorrer dos quatro anos. O Sr. Presidente da Assembleia, agradeceu a todos os elementos da mesma, a quem secretariou todas as sessões, bem como referiu que a experiência do cargo foi enriquecedora tentando sempre manter a imparcialidade. Agradeceu a todos os presentes. Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão da qual se lavrou a presente ata que depois de lida e aprovada vai ser assinada pelo Presidente da Mesa, por mim, segundo secretário, que a elaborei e por todos os membros presentes nesta Assembleia.