Ata Número Oitenta e Quatro

Aos vinte e oito dias do mês de Setembro de dois mil e doze, pelas vinte e uma horas e trinta minutos, reuniu em sessão ordinária, a Assembleia de Freguesia de Santiago, no edifício da Sede de Freguesia, com a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto um: Informações do Presidente do Executivo.

Pelo Presidente de Mesa da Assembleia, o Sr. António Manuel Duarte Borges, foi aberta a sessão, após ter saudado e verificado a presença dos membros da Assembleia, a Sra. Beatriz Fernanda Madeira Lopes, 1ª secretária, Sr. Vitor Manuel Vidas Gomes, 2º secretário, os vogais Srs. Joel José Rodrigues Moreira Ramires e Rogério Nunes Ribeiro, estando ausentes o Sr. António Júlio Dias Ferreira e o Sr. José Abrantes Madeira.

Em representação do Executivo da Freguesia esteve presente o seu Presidente o Sr. José Alberto Amaral Abrantes.

No período antes da ordem do dia, foi aprovada por unanimidade a ata da sessão anterior. O Presidente da Assembleia, procedeu à leitura de uma carta, que se encontra anexada a esta ata, do Sr. António Júlio Ferreira, na qual justifica a sua ausência e coloca algumas questões.

O Sr. Joel Ramires, manifestou-se sobre os constantes cortes de água, questionando se o abaixo-assinado já contém muitas assinaturas. Deixou o seu parecer sobre as obras do ringue, afirmando que a mesma parece ter pouca qualidade, afirmando ainda que o Executivo não deverá aceitar a obra caso se verifique essa má qualidade. Questionou se o Executivo já averiguou responsáveis do derrubamento parcial do muro, localizado ao lado da casa do Paroquial.

O Sr. Rogério Ribeiro questionou sobre o termino da obra da estrada Quintela-Santiago. Felicitou o Executivo pelo contacto com o proprietário que efetuou a limpeza do terreno em frente ao Jardim de Infância da Vila Branca e pela limpeza da Fonte Mourinha.

O Sr. António Borges saúda a colocação dos bancos de jardim na Vila Branca apelando para a colocação de caixotes de lixo.

O presidente do Executivo passou a responder às questões colocadas pelo Sr. Joel Ramires dizendo que relativamente aos cortes de água, os mesmos se devem ao aumento da pressão que danifica a tubagem pelo que tem havido muitas intervenções na localidade. O abaixo-assinado teve pouca aceitação por parte dos populares. Quanto ao ringue, o Presidente do Executivo diz que a obra ainda não está finalizada. Relativamente ao muro mencionado pelo Sr. Joel Ramires, diz que não sabe nem tem como provar quem provocou tais danos. Passando a responder à questão levantada pelo Sr. Rogério Ribeiro, o Presidente do Executivo, diz que  o termino da obra estará para breve uma vez que estão a ser efetuados os últimos trabalhos. Acrescentou que a empresa responsável pela execução da obra também é a responsável pela limpeza do espaço envolvente a toda a estrada, incluindo junto ao Cemitério. Nada mais havendo a tratar foi encerrada a sessão da qual se lavrou a presente acta que depois de lida e aprovada vai ser assinada pelo Presidente da Mesa, por mim, primeira secretária, que a elaborei e por todos os membros presentes nesta Assembleia.